Veja os 5 câmbios automáticos que dão mais problemas

Os cinco câmbios automáticos que historicamente dão mais problemas no Brasil são: Volkswagen i-Motion, Fiat Dualogic/GSR, Chevrolet Easytronic, Ford PowerShift e PSA AL4 (Peugeot e Citroën), que, em geral, são sistemas automatizados que sofrem com trancos, falhas e durabilidade inferior aos câmbios automáticos convencionais e de dupla embreagem banhados a óleo. Entenda cada um.

9/1/20251 min ler

Cambios problemáticos
Cambios problemáticos

Os cinco câmbios automáticos que historicamente dão mais problemas no Brasil são: Volkswagen i-Motion, Fiat Dualogic/GSR, Chevrolet Easytronic, Ford PowerShift e PSA AL4 (Peugeot e Citroën), que, em geral, são sistemas automatizados que sofrem com trancos, falhas e durabilidade inferior aos câmbios automáticos convencionais e de dupla embreagem banhados a óleo.

1. Volkswagen i-Motion
Tipo: Automatizado.
Modelos: Gol, Voyage, Up!.
Problemas: Conhecido por ser um dos maiores exemplos de frustração na categoria, oferecendo trocas de marcha bruscas e falhas mecânicas.

2. Fiat Dualogic/GSR
Tipo: Automatizado.
Modelos: Palio, Punto, Linea, Argo.
Problemas: Similar ao i-Motion, o Dualogic e seu sucessor, o GSR, são câmbios automatizados que também causaram insatisfação devido a trancos e desempenho inferior.

3. Chevrolet Easytronic
Tipo: Automatizado.
Modelos: Meriva, Agile.
Problemas: A GM aplicou o mesmo conceito do i-Motion e Dualogic, resultando em uma experiência ainda mais frustrante e com problemas técnicos frequentes.

4. Ford PowerShift
Tipo: Dupla embreagem a seco.
Modelos: Fiesta, Focus, EcoSport.
Problemas: Prometia tecnologia moderna, mas virou sinônimo de dor de cabeça, com problemas como superaquecimento, travamentos e durabilidade comprometida devido ao sistema de embreagem a seco.

5. PSA AL4
Tipo: Automático convencional.
Modelos: Peugeot 206, 307, Citroën C3, C4, 407.
Problemas: Este câmbio, presente em muitos modelos da Peugeot e Citroën nos anos 2000, é conhecido por apresentar falhas e ter manutenção considerada cara e complexa.

Por que esses câmbios dão problemas?
Em sua maioria, são sistemas automatizados, que na verdade são caixas manuais com atuadores, e não transmissões totalmente automáticas.
Isso resulta em:
Trancos e falhas nas trocas de marcha .
Desempenho inferior: em comparação com câmbios automáticos tradicionais.
Durabilidade menor: e custos de manutenção elevados.

Óleo Original Cambio Automático: CLIQUE AQUI