SUVS são perigosos segundo pesquisa ETSC e IIHS
Tamanho maior e capôs mais altos aumentam o risco de ferimentos graves e mortes para pedestres e ciclistas, que são atingidos nos órgãos vitais ou na cabeça. Esses veículos também apresentam problemas de visibilidade e são mais propensos a causar lesões mais sérias em outros condutores em caso de colisão.
8/29/20251 min ler


Estudos de organizações como o European Transport Safety Council (ETSC) e o IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) nos EUA alertam para os perigos dos SUVs, destacando que seu tamanho maior e capôs mais altos aumentam o risco de ferimentos graves e mortes para pedestres e ciclistas, que são atingidos nos órgãos vitais ou na cabeça. Esses veículos também apresentam problemas de visibilidade e são mais propensos a causar lesões mais sérias em outros condutores em caso de colisão.
Impacto nos pedestres e ciclistas
Altura dos capôs:
A altura crescente dos capôs dos SUVs diminui a visibilidade do motorista, especialmente para crianças, que ficam fora do campo de visão.
Gravidade das colisões:
Ao atingir um pedestre ou ciclista, o capô alto de um SUV tende a acertar órgãos vitais ou a cabeça, resultando em lesões mais graves ou fatais.
Aumento do risco:
Um estudo belga mostrou que um aumento na altura do capô de 10 cm pode aumentar em 27% o risco de morte para pedestres e ciclistas.
Segurança no trânsito em geral
Colisões com outros veículos:
Colisões de SUVs com carros menores aumentam o risco de lesões graves para os condutores dos veículos de menor porte.
Risco de ejeção:
Passageiros de SUVs, mesmo com cinto de segurança, têm uma probabilidade maior de serem ejetados do veículo, aumentando o risco de ferimentos e morte.
Aumento do risco de acidentes:
A crescente prevalência de SUVs nas ruas tem contribuído para o aumento do número de acidentes, tanto para os usuários da via quanto para outros motoristas.
Outras implicações
Questões de visibilidade:
Além do risco para pedestres, a visibilidade reduzida de SUVs pode causar mais acidentes em manobras, como ao sair de garagens.
Danos ambientais:
O estudo do ETSC também aponta que o aumento do tamanho dos SUVs está anulando os ganhos de eficiência e emissões de CO2, contribuindo para o aquecimento global.
