PREVINA-SE Sequestro-relâmpago e assaltos. Confira 10 dicas para salvar sua vida
Para se prevenir de sequestros-relâmpago e assaltos no carro, a principal regra é manter-se sempre alerta e evitar distrações. Criminosos procuram por oportunidades e agem em momentos de desatenção
10/13/20252 min ler
Para se prevenir de sequestros-relâmpago e assaltos no carro, a principal regra é manter-se sempre alerta e evitar distrações. Criminosos procuram por oportunidades e agem em momentos de desatenção.
10 dicas de prevenção
1) Mantenha portas trancadas e vidros fechados: A todo momento, mesmo em percursos curtos ou em locais que parecem seguros, mantenha as portas do carro travadas e os vidros levantados.
2) Esteja alerta no trânsito: Ao se aproximar de um semáforo, reduza a velocidade aos poucos para evitar parar por muito tempo. Mantenha uma distância segura do carro à frente, que permita uma manobra de fuga, caso seja necessário.
3) Evite rotinas previsíveis: Alterne seus horários e trajetos para o trabalho ou para casa. Se precisar repetir o caminho, mude os horários sempre que possível, para não se tornar um alvo fácil.
4) Cuidado ao estacionar: Dê uma volta no quarteirão antes de estacionar ou entrar na garagem, verificando se há pessoas ou veículos suspeitos. Prefira estacionamentos pagos ou locais bem iluminados e movimentados.
5) Ao entrar ou sair do carro: Seja rápido ao embarcar e desembarcar. Nunca permaneça dentro do veículo parado, principalmente usando o celular, pois essa distração é um convite para criminosos.
6) Esconda objetos de valor: Bolsas, celulares, notebooks e outros itens de valor não devem ficar à vista dentro do carro. Guarde-os no porta-malas ou debaixo dos bancos.
7) Equipe seu carro com segurança: Considere instalar películas escuras nos vidros, travas de volante ou pedais, e um rastreador veicular com monitoramento. Alarmes e bloqueadores de combustível também dificultam a ação de ladrões.
8) Cuidado com as aproximações: Desconfie de pessoas pedindo ajuda em locais isolados, pois pode ser uma armadilha. Se o pneu furar em um local suspeito, continue dirigindo até um lugar movimentado e seguro.
9) Atenção ao chegar em casa: Ao se aproximar da sua residência, observe a rua e os retrovisores. Se notar algo suspeito, não entre. Dê uma volta ou chame a polícia. Invista em portões eletrônicos para evitar ter que descer do veículo.
10) Comunique seus trajetos: Compartilhe seu percurso com um familiar ou amigo, informando o horário de saída e o de chegada. Isso pode ser útil em caso de emergência.
O que fazer durante um assalto?
Se, apesar de todas as precauções, você for abordado, siga estas orientações:
Não reaja: Sua vida é mais importante que qualquer bem material. Não crie tensão e siga as instruções dos criminosos calmamente.
Mantenha a calma e evite movimentos bruscos: Mantenha as mãos visíveis para o assaltante, de preferência no volante. Antes de fazer qualquer movimento, como pegar algo, avise o que fará.
Em caso de crianças no carro, avise imediatamente: Informe a presença de menores de forma calma, evitando que o criminoso se assuste ou reaja mal.
Não tente identificar o criminoso: Não tente olhar para a face dele ou verificar se a arma é verdadeira.
Ligue para a polícia após o ocorrido: Assim que estiver em segurança, ligue para o 190 e registre um boletim de ocorrência online ou em uma delegacia.
Calibrador de pneus com desconto: CLIQUE AQUI

