O Ford Maverick, um carro com refinamento e potência V8

O Ford Maverick foi fabricado no Brasil de 1973 a 1979, posicionado como um carro médio entre o Corcel e o Galaxie e sendo um concorrente do...

9/19/20252 min ler

O Ford Maverick foi fabricado no Brasil de 1973 a 1979, posicionado como um carro médio entre o Corcel e o Galaxie e sendo um concorrente do Chevrolet Opala. Lançado no país em 1973 após apresentação no Salão do Automóvel de 1972, ele foi oferecido em versões cupê e sedã, equipadas com motores de 4, 6 e 8 cilindros, com a versão GT e seu V8 sendo um ícone. Apesar de não ter tido grande sucesso comercial na época, especialmente com a crise do petróleo, o Maverick se tornou um modelo lendário e muito valorizado por colecionadores atualmente.

Origem e Posicionamento

Origem nos EUA: O Maverick foi desenvolvido nos Estados Unidos como um modelo mais compacto que o Mustang.

Chegada ao Brasil: A Ford avaliou o Taunus, mas optou pelo Maverick devido à sua viabilidade para produção local. Ele foi apresentado no Salão do Automóvel de 1972 e lançado em junho de 1973.

Posicionamento: No Brasil, o Maverick ocupou o segmento médio da Ford, entre o Corcel e o Galaxie, e teve o Chevrolet Opala como principal concorrente.

Versões e Motores

Lançamento: Inicialmente, o Maverick foi lançado com as carrocerias cupê e sedã, oferecendo motor 6 cilindros em linha de 3.0 litros e o V8 302 de 5.0 litros, muito desejado pelos entusiastas.

Crise do Petróleo e Motor OHC: A crise do petróleo de 1973 levou a Ford a introduzir o motor 4 cilindros OHC 2.3 L, tornando o veículo mais econômico e eficiente.

Kits e Edições Especiais: A Ford também ofereceu um kit Quadrijet para o motor V8, aumentando sua potência, e lançou edições limitadas como os modelos Ouro e Prata em 1976, além da versão de luxo LDO em 1977.

Desempenho e Mercado

Desempenho: O motor 6 cilindros inicial era considerado "beberrão", com desempenho pífio e problemas de aquecimento. O V8 302, por outro lado, oferecia desempenho esportivo e se tornou o grande ícone do modelo.

Sucesso Comercial: Apesar de se tornar um ícone de desejo, o Maverick não obteve um grande sucesso comercial na época, com pouco mais de 108.000 unidades vendidas no Brasil.

Declínio: O lançamento do Corcel II em 1978, gerando concorrência interna, e o fim de sua produção em 1979, contribuíram para o seu declínio.

Legado

Valorização Atual: Após a descontinuação, o Maverick se tornou um carro cultuado e muito valorizado no mercado de carros clássicos.

Versões Especiais: Empresas especializadas criaram versões notáveis, como a perua da Souza Ramos e o Maverick 5000R da concessionária CTA.

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Ford Maverick
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