"HÍBRIDO" MHEV é enganação, segundo Toyota

A Toyota iniciou uma "guerra" contra rivais como Fiat, Peugeot, Chery e Kia por criticar a forma como chamam os sistemas híbridos leves (MHEV) de "híbridos"

10/13/20252 min ler

A Toyota iniciou uma "guerra" contra rivais como Fiat, Peugeot, Chery e Kia por criticar a forma como chamam os sistemas híbridos leves (MHEV) de "híbridos". Segundo a Toyota, esses carros utilizam motores elétricos de baixa voltagem (12V ou 48V) que, ao contrário dos híbridos plenos da marca, não são capazes de rodar sozinhos com eletricidade e, portanto, não deveriam ser anunciados como híbridos completos.

Argumento da Toyota: Um executivo da Toyota na Austrália afirmou que os sistemas MHEV estão "enganando" os consumidores e distorcendo o que realmente é a tecnologia híbrida. A Toyota defende que a classificação de "híbrido" deve ser reservada para sistemas que incluem um motor elétrico capaz de propulsar o veículo sem o auxílio do motor a combustão, algo que os sistemas leves não fazem.

Sistemas MHEV: Os carros com sistemas híbridos leves utilizam um motor elétrico pequeno para dar um impulso extra ao motor a combustão, auxiliando na partida e na aceleração, e para recuperar energia durante a frenagem (frenagem regenerativa). No entanto, eles não conseguem operar apenas com energia elétrica.

Tecnologia da Toyota: A Toyota, pioneira no setor com o lançamento do Prius em 1997, aposta em sistemas híbridos "de verdade" (ou híbridos plenos), onde o motor elétrico tem potência suficiente para mover o carro sozinho por curtas distâncias, antes de o motor a combustão entrar em ação.

Reação: A Toyota acusa indiretamente os concorrentes de marketing enganoso, e a polêmica gerada pela empresa tem sido considerada difícil de discordar, já que os sistemas dos concorrentes realmente não oferecem o mesmo nível de eletrificação. Calibrador de pneus com desconto: CLIQUE AQUI