GWM pode abrir segunda fábrica no Brasil para produzir carros mais baratos
A GWM (Great Wall Motors) reforça sua presença no mercado automotivo brasileiro e já estuda a abertura de uma segunda fábrica no Brasil, voltada para a produção de carros mais acessíveis. Após inaugurar a planta de Iracemápolis (SP), a marca chinesa avalia novas possibilidades de expansão no país.
8/21/20252 min ler


GWM pode abrir segunda fábrica no Brasil para produzir carros mais baratos
A GWM (Great Wall Motors) reforça sua presença no mercado automotivo brasileiro e já estuda a abertura de uma segunda fábrica no Brasil, voltada para a produção de carros mais acessíveis. Após inaugurar a planta de Iracemápolis (SP), a marca chinesa avalia novas possibilidades de expansão no país.
Na cerimônia de abertura da primeira fábrica, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Haval H6 GT híbrido plug-in simbolizou o início da operação nacional da GWM. Agora, a marca avalia novos terrenos e negociações com diferentes estados, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo, de acordo com informações divulgadas pela Bloomberg e pela Automotive News.
Segundo Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM Brasil, a empresa considera tanto a compra de uma fábrica já existente — em um processo de “consolidação” — quanto a construção de uma nova planta do zero.
GWM quer disputar mercado abaixo de R$ 200 mil
Atualmente, a linha de veículos da GWM no Brasil está posicionada em um patamar de preços mais altos, com modelos como o Haval H6 e suas versões híbridas acima de R$ 200 mil. Até mesmo a versão mais em conta, o Haval H6 HEV One, foi lançada a R$ 199 mil.
No entanto, o preço médio dos carros 0 km vendidos no Brasil está em torno de R$ 150 mil, e esse é um segmento estratégico que a GWM ainda não atende. Por isso, a segunda fábrica tem como objetivo desenvolver SUVs menores e mais baratos, além de picapes compactas, ampliando a competitividade da marca frente a rivais como Toyota, Honda, Volkswagen e Fiat.
Entre as apostas do mercado, um SUV menor que o Haval H6 e uma picape abaixo da GWM Poer P30 podem ser os primeiros frutos dessa nova linha de produção no Brasil.
Expansão da GWM no Brasil
Com a inauguração da fábrica de Iracemápolis e a possibilidade de uma nova unidade em outro estado brasileiro, a GWM Brasil deixa claro que pretende crescer e disputar mercado em todas as frentes: SUVs híbridos e elétricos, picapes médias e compactas, além de modelos abaixo de R$ 200 mil.
Essa estratégia reforça a meta da marca chinesa de se consolidar como uma das principais montadoras atuando no Brasil, apostando em tecnologia, eletrificação e preços competitivos.