Fiat Grande Panda (NOVO UNO) : hatch europeu antecipa novo modelo nacional da Fiat e motor híbrido da Jeep
O Fiat Grande Panda 2026 já está chamando a atenção na Europa e promete influenciar diretamente o mercado brasileiro.
8/28/20252 min ler


Fiat Grande Panda: hatch europeu antecipa novo modelo nacional da Fiat e motor híbrido da Jeep
O Fiat Grande Panda 2026 já está chamando a atenção na Europa e promete influenciar diretamente o mercado brasileiro. O hatch compacto, que chegou primeiro em versão 100% elétrica, agora ganha uma opção híbrida leve (MHEV) e, em breve, uma versão movida apenas a gasolina com preço estimado em 15 mil euros (cerca de R$ 97 mil).
Segundo a Stellantis, o modelo europeu será a base para o novo hatch nacional da Fiat, previsto para estrear em 2026 e produzido em Betim (MG). O carro deve substituir o atual Fiat Argo, oferecendo mais espaço interno, design robusto e versões eletrificadas — alinhando-se à tendência global de carros híbridos e elétricos.
Design inspirado no clássico Fiat Uno
Com 3,99 metros de comprimento, o Grande Panda resgata a identidade quadrada do saudoso Fiat Uno, mas com um toque moderno. A carroceria cheia de linhas retas melhora o aproveitamento do espaço interno, reforça o ar de crossover urbano e amplia a versatilidade do modelo.
Entre os destaques de estilo estão os faróis de LED pixelados, que remetem a jogos digitais como Tetris, e as lanternas traseiras inspiradas nas janelas da fábrica da Fiat em Lingotto, na Itália. Além disso, os nomes Fiat e Panda moldados diretamente na chapa trazem personalidade ao carro.
O projeto foi assinado por François Leboine, também responsável pelo novo Renault R5, o que explica algumas semelhanças no estilo retrô-tecnológico.
Mais espaço e conforto
O interior do Fiat Grande Panda foi pensado para otimizar o conforto dos passageiros. O modelo oferece bom espaço para três ocupantes no banco traseiro e um porta-malas de 412 litros — ampliado em 50 litros em relação ao elétrico. Com os bancos rebatidos, a capacidade chega a 1.366 litros, superando a média do segmento.
Outra melhoria está na ergonomia: sem as baterias da versão elétrica, o assoalho ficou mais baixo e plano, aumentando o espaço para as pernas e proporcionando uma sensação de cabine mais confortável.
Grande Panda no Brasil
A chegada do novo Fiat nacional derivado do Panda está confirmada para 2026, e o hatch será produzido em Betim (MG). Ainda não há definição sobre quais versões chegarão ao país, mas é esperado que o modelo traga opções híbridas leves e motores a combustão eficientes, além de compartilhar tecnologias com a linha Jeep híbrida, também em desenvolvimento pela Stellantis.
O novo hatch deve substituir o Fiat Argo e reforçar a presença da marca no competitivo segmento de carros compactos, oferecendo uma opção moderna, eficiente e conectada com as tendências globais de eletrificação.