Europa quer carros elétricos menores por menos de 20 mil euros, como no Japão
Carros elétricos com preço lá embaixo, abaixo dos 20 mil euros, algo como menos de R$ 120 mil no nosso bolso
11/11/20253 min ler
Você já parou pra pensar como seria ter um carrinho elétrico pequeno, prático, barato e perfeito para o caos das cidades? Pois é, a Europa está de olho nisso e quer trazer para as ruas europeias uma categoria novinha em folha chamada “sub20”. A ideia é simples: carros elétricos com preço lá embaixo, abaixo dos 20 mil euros, algo como menos de R$ 120 mil no nosso bolso, que vão facilitar a vida de quem quer dar o pulo para um carro elétrico, mas não quer pesar no bolso.
Mas qual é o segredo? O lance é se inspirar nos famosos kei-cars do Japão. Sabe aqueles carrinhos compactos que parecem até miniaturas? Eles fazem o maior sucesso por lá porque são super econômicos, baratos para manter e mega práticos, especialmente para quem circula em cidades apertadas com ruas pequenas e trânsito intenso. Um exemplo é o Nissan Sakura, elétrico e que custa o equivalente a uns R$ 60 mil, com espaço para quatro pessoas. É a verdadeira solução para quem não quer abrir mão de espaço e conforto, mas precisa de um carro ágil e econômico.
Agora, o que a União Europeia quer fazer é criar regras mais simples para esses carros — nada daquela burocracia toda cheia de tecnologia cara que pesa no preço e que acaba deixando o elétrico inacessível para muita gente. A ideia é que esses “e-cars” fiquem numa espécie de meio-termo entre os quadriciclos já conhecidos por aí, tipo o Citroën Ami, e os carros elétricos normais, que são maiores e mais caros.
Por enquanto, fabricar um elétrico barato por aquelas bandas é dureza. As regras de segurança, as tecnologias que precisam ter, tudo exige um gasto que acaba puxando o preço pra cima. Então, a proposta do “sub20” vem para quebrar esse galho — simplificando algumas exigências e focando no que realmente importa: segurança básica, baixo custo e um carrinho bacana para o dia a dia.
Se tudo correr como planejado, essa nova categoria vai dar uma animada boa no mercado de entrada da Europa, que estava meio travado por conta dos preços altos e da complexidade dos carros atualmente. Para o consumidor, é uma baita notícia: carros mais acessíveis, com zero emissão e que podem até fazer as cidades ficarem mais silenciosas e menos poluídas.
Essa movimentação mostra que o futuro não é apenas para carros grandes, caros e carregados de tecnologia high-tech. Dá espaço para que modelos pequenos, econômicos e eficientes possam fazer a diferença — exatamente o que o pessoal do Japão faz há décadas com os kei-cars.
Agora só falta saber se esses pequenos gigantes vão se adaptar às ruas europeias e, quem sabe, até inspirar outros continentes, como a gente aqui, que também gosta da ideia de um elétrico acessível e funcional para o dia a dia urbano.
Ficou curioso? Então bora acompanhar de perto esse movimento porque essa novidade pode mudar o jogo da mobilidade elétrica por aqui e lá fora!
GUIA DE COMPRA SUVS COMPACTOS 2025/26
É só acessar carroemercadobrasil.com.br e baixar o seu — com comparativos, fichas técnicas e dicas exclusivas para te ajudar a escolher o SUV ideal.
Calibrador de pneus com desconto: CLIQUE AQUI








