Escort XR3 um dos carros mais cobiçados do Brasil
O Ford Escort XR3 era o mais caro da linha e diferenciava-se por apêndices aerodinâmicos, faróis auxiliares (de neblina e longo alcance), rodas aro 14 com...
9/29/20252 min ler
O Ford Escort XR3 era o mais caro da linha e diferenciava-se por apêndices aerodinâmicos, faróis auxiliares (de neblina e longo alcance), rodas aro 14 com pneus 185/60 e teto solar. O interior trazia o caprichado acabamento Ford, caracterizado por bancos esportivos e volante de diâmetro reduzido.
O Ford Escort XR3, lançado no Brasil em 1984, tornou-se um dos carros esportivos mais cobiçados da época, com o auge do sucesso vindo com a versão conversível lançada em 1985. A sigla XR3, de origem europeia, representa "Experimental Research 3" e seu apelo era o design e a dirigibilidade, que o diferenciavam dos outros modelos.
Origens e chegada ao Brasil
Europa: O Escort XR3 foi lançado na Europa em 1983 e se tornou um ícone do automobilismo esportivo.
Brasil: Chegou ao país em 1984, com motor 1.6 e um design arrojado que incluía defletores, aerofólio, teto solar e bancos esportivos.
Sucesso e Evolução no Brasil
Versão Conversível: Em 1985, a Ford lançou a versão conversível, que se tornou um fenômeno de desejo e exclusividade, mesmo com o preço elevado.
Parceria com a Carmanguia: As carrocerias conversíveis foram produzidas pela Carmanguia, que reforçava a estrutura, conferindo exclusividade e um número de fabricação específico.
Desempenho: Apesar do apelo visual, os primeiros modelos tinham desempenho limitado, o que levou a Ford a lançar o XR3 com motor mais potente e injeção eletrônica na sua segunda geração, em 1992.
Versões Especiais: Em 1991, a Ford lançou a série limitada Fórmula, com amortecedores eletrônicos, e em 1996, a versão Racer substituiu o XR3, com um visual mais simples e menos esportivo.
Legado
O Escort XR3 foi um marco na indústria automotiva brasileira, conhecido por seu estilo e exclusividade, especialmente a versão conversível, que se tornou um ícone dos anos 80 e 90.
A linha XR3 foi descontinuada em 1995 e substituída pela versão RS na nova geração do Escort, que chegou em 1997.
Calibrador de pneus com desconto: CLIQUE AQUI

