Entenda o eixo de torção

Um eixo de torção é um sistema de suspensão traseira semi-independente que conecta as duas rodas por uma barra transversal que pode se torcer.

9/11/20252 min ler

Eixo de torção
Eixo de torção

Um eixo de torção é um sistema de suspensão traseira semi-independente que conecta as duas rodas por uma barra transversal que pode se torcer. Essa torção permite que as rodas tenham um certo grau de movimento independente ao passar por irregularidades, proporcionando mais conforto do que um eixo rígido, mas sem o custo ou a complexidade de uma suspensão totalmente independente. É uma solução económica, compacta e robusta, comum em carros populares, compactos e SUVs de entrada, devido à sua boa relação entre custo, espaço e dirigibilidade.

Como funciona

Barra transversal:
O componente central é uma barra transversal que liga os braços de suspensão de cada roda.

Torção:
A barra é projetada para flexionar e torcer, permitindo que, quando uma roda desce num buraco, a outra roda seja afetada apenas parcialmente.

Semi-independência:
Essa capacidade de torcer confere às rodas um comportamento relativamente independente, diferentemente do eixo rígido, onde as rodas estão ligadas de forma mais rígida.

Estabilidade:
A própria barra de torção também funciona como uma barra estabilizadora, ajudando a controlar a rolagem da carroceria em curvas e garantindo a estabilidade do veículo.

Vantagens

Custo-benefício:
É uma solução mais barata de fabricar e mais simples de instalar do que suspensões independentes.

Espaço:
O sistema é compacto e ocupa pouco espaço, sendo ideal para otimizar o espaço interno do veículo.

Robustez:
É um sistema durável e com um número de peças inferior ao de sistemas mais complexos.

Conforto e estabilidade:
Oferece um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, sendo mais confortável que o eixo rígido.

Limitações

Menos sofisticado:
Não atinge o mesmo nível de independência e sofisticação de um sistema multibraço (ou multilink).

Limitações em terrenos irregulares:
Em situações de forças laterais intensas ou terrenos muito acidentados, a deformação dos braços de suspensão pode alterar o alinhamento da roda.

Exemplos de aplicação

É comum em modelos como o Volkswagen Polo e Virtus, Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Renault Kwid.

Também pode ser encontrado em reboques e carretinhas.

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