Dodginho Polara, o 1º automático do Brasil
O Dodge Polara, conhecido inicialmente como Dodge 1800 ou "Dodginho", foi fabricado pela Chrysler do Brasil entre 1973 e 1981, com produção encerrada pela Volkswagen após a aquisição da Chrysler Brasil em 1979.
9/3/20252 min ler


O Dodge Polara, conhecido inicialmente como Dodge 1800 ou "Dodginho", foi fabricado pela Chrysler do Brasil entre 1973 e 1981, com produção encerrada pela Volkswagen após a aquisição da Chrysler Brasil em 1979. Lançado em 1973 para preencher o mercado de sedãs médios, o modelo enfrentou problemas de qualidade e má fama devido à pressa no projeto, mas foi aprimorado e rebatizado como Polara em 1976, sendo eleito carro do ano em 1977, e foi o primeiro no Brasil a oferecer câmbio automático opcional em 1979.
Fases e Evolução
Dodge 1800 (1973-1976):
A Chrysler lançou este modelo compacto, baseado no Hillman Avenger britânico, com o objetivo de atingir um público abaixo dos grandes Dodge Dart e Charger. No entanto, a pressa para lançar o carro, em parte para competir com o Ford Maverick e o Chevrolet Chevette, resultou em problemas de acabamento e mecânica que comprometeram sua imagem.
Dodge Polara (1976-1981):
A Chrysler promoveu uma reformulação completa em 1976, resultando na mudança de nome para Polara e melhorias significativas na mecânica (carburador Hitachi, maior potência e melhor acerto da suspensão) e no design, que incluiu novos faróis retangulares em 1978. Estes ajustes corrigiram os problemas iniciais e o modelo foi premiado como Carro do Ano pela revista Autoesporte em 1977.
Aquisição pela Volkswagen e Fim de Produção
Em 1979, a Volkswagen adquiriu o controle da Chrysler no Brasil, com o objetivo de manter o produção dos modelos da linha Dodge.
Com a mudança de comando, o modelo Polara ganhou o opcional de câmbio automático, e em 1980 foi lançada a versão GLS, mais equipada.
Apesar da melhoria contínua do modelo, a Volkswagen encerrou sua produção em 1981, juntamente com os outros modelos da marca no país, como o Dart, Magnum e Le Baron.
Legado
O Dodge 1800/Polara foi um carro com personalidade que, apesar dos percalços, marcou a indústria automobilística brasileira, sendo lembrado hoje com carinho por entusiastas. Ele foi um dos carros mais incompreendidos da época, mas com a correção dos problemas, ele se tornou mais confiável e atraiu uma base de fãs fiéis.