Conheça a história da Kombi
Tornou-se um ícone global, com a Volkswagen fabricando-a ininterruptamente no Brasil de 1957 a 2013, e é um dos modelos mais emblemáticos do país. Sua produção foi encerrada no Brasil devido a novas leis de segurança, mas ela continua a inspirar modelos comerciais modernos.
8/29/20252 min ler


A Kombi nasceu na Alemanha em 1950, baseada numa ideia do importador holandês Ben Pon, sendo um veículo de múltiplas funções (Kombinationsfahrzeug) derivado do Fusca. Tornou-se um ícone global, com a Volkswagen fabricando-a ininterruptamente no Brasil de 1957 a 2013, e é um dos modelos mais emblemáticos do país. Sua produção foi encerrada no Brasil devido a novas leis de segurança, mas ela continua a inspirar modelos comerciais modernos.
Origem e o Projeto
A Ideia Holandesa:
Em 1947, o importador Ben Pon rabiscou em sua agenda a ideia de uma van prática e robusta sobre o chassi do Fusca, inspirada em um carrinho de peças dentro da fábrica.
Desenvolvimento na Alemanha:
A Volkswagen abraçou a ideia, aprimorou o projeto e, em 8 de março de 1950, a Kombi (oficialmente, parte da família Transporter) foi lançada no mundo, aproveitando o mesmo motor e peças do Fusca.
A Kombi no Brasil
Importação e Montagem:
A Kombi chegou ao Brasil em 1953, inicialmente importada e montada em kits pela Brasmotor.
Produção Nacional:
Em 1957, foi inaugurada a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, dando início à produção nacional da Kombi.
Longevidade:
A Kombi foi um sucesso no Brasil, com produção ininterrupta por mais de 50 anos, tornando-se um símbolo de utilidade e economia.
Características e Evolução
Robustez e Versatilidade:
Seu nome, abreviação de Kombinationsfahrzeug (veículo combinado ou multiuso), reflete sua capacidade de adaptação, tornando-a popular para transporte de cargas e passageiros.
Mudanças ao Longo do Tempo:
A Kombi sofreu várias atualizações, como a introdução de freios a disco (1983), a adoção de catalisadores (1992), e a mudança para o motor refrigerado a água em 2005.
O Fim da Produção e o Legado
Fim da Fabricação:
Em 2013, a Volkswagen encerrou a produção da Kombi no Brasil, pois ela não atendia às novas exigências de segurança que entravam em vigor em 2014, como airbags e freios ABS.
Versão de Despedida:
Para celebrar sua longa história, foi lançada a versão "Last Edition", com 1.200 unidades.
Um Ícone:
Apesar do fim da produção, a Kombi continua sendo um veículo amado e uma parte importante da história automotiva, tanto no Brasil quanto no mundo.
