Como a Ford voltou a ter lucro no Brasil. Entenda

A Ford voltou a ter lucro no Brasil como importadora e exportadora de serviços de engenharia, após encerrar suas fábricas em 2021, registrando o segundo ano de lucro em 2023 e continuando a trajetória positiva em 2024...

9/8/20251 min ler

Ford Ranger amarela
Ford Ranger amarela

A Ford voltou a ter lucro no Brasil como importadora e exportadora de serviços de engenharia, após encerrar suas fábricas em 2021, registrando o segundo ano de lucro em 2023 e continuando a trajetória positiva em 2024, com um crescimento de 40% nas vendas de veículos, impulsionado principalmente pelas picapes como a Ranger.

Como a Ford opera no Brasil atualmente

Importação de veículos:
A empresa deixou de fabricar carros no país e agora importa modelos, focando em veículos de maior valor agregado, como picapes e SUVs.

Exportação de serviços de engenharia:
O Centro de Desenvolvimento da Ford no Brasil emprega milhares de pessoas e lidera projetos de sistemas automotivos globais, gerando um faturamento adicional em dólares para a empresa.

Resultados e perspectivas

Lucratividade:
Após o encerramento das fábricas, que geravam prejuízos, a Ford conseguiu registrar um segundo ano de lucro na América do Sul em 2023, e a expectativa era de continuidade em 2024.

Crescimento de vendas:
O ano de 2024 começou com um crescimento de 40% nas vendas, superando o mercado, com a nova geração da Ranger desempenhando um papel de liderança.

Foco em picapes:
O portfólio da Ford, concentrado em picapes e SUVs, contribuiu para essa expansão, com a Ranger já alcançando uma forte participação de mercado no Brasil.