Carros com correia banhada a óleo assustam motoristas
A correia banhada a óleo é um tipo de correia dentada que funciona imersa no óleo lubrificante do motor, em vez de operar a seco, como as correias tradicionais. Esta tecnologia oferece maior durabilidade, funcionamento mais silencioso e menor atrito,
9/9/20251 min ler


A correia banhada a óleo preocupa as pessoas pelo risco de desgaste prematuro, fragmentos que contaminam o óleo e obstruem a circulação, e pela dependência de manutenção rigorosa: é crucial usar o óleo e os intervalos de troca recomendados pela montadora, pois o uso de óleo errado ou em excesso de uso pode degradar a correia, causando danos caros ao motor, como o rompimento e o "atropelamento de válvulas".
Problemas Potenciais:
Contaminação do óleo:
O desgaste da correia gera detritos que se misturam ao óleo lubrificante, formando um lodo que pode entupir o sistema de lubrificação do motor.
Danos internos:
A falta de lubrificação adequada pode levar a danos sérios e caros no motor.
Risco de "atropelamento de válvulas":
Em caso de quebra da correia, a correia pode se prender nas válvulas, causando um dano gravíssimo e des sincronizando o motor completamente.
Desgaste acelerado:
A combinação de alta temperatura e pressão constante, somada ao óleo, pode acelerar a degradação da correia.
O que pode causar os problemas:
Óleo incorreto:
O uso de um óleo sem os aditivos necessários para proteger a correia (como a homologação específica do fabricante) pode fazer com que a correia inche, desfie ou se degrade.
Manutenção inadequada:
Falhar na periodicidade de troca do óleo e do filtro ou a troca por produtos de má qualidade também afetam o desempenho do motor.
Uso severo:
Condições de trânsito urbano intenso ou outras condições severas reduzem a vida útil da correia, exigindo trocas de óleo mais frequentes.
Como mitigar os riscos:
Use o óleo recomendado:
É fundamental usar o óleo com a especificação correta indicada no manual do proprietário do veículo.
Siga os intervalos de troca:
Respeite os prazos de troca do óleo e do filtro do motor, especialmente se você utiliza o carro em condições severas.
Evite aditivos externos:
Não adicione aditivos ao lubrificante, pois eles podem ser incompatíveis com o sistema e causar danos à correia.